sexta-feira, 3 de junho de 2011

estudo estatístico feito pelo Observatório Europeu de Futebolistas Profissionais (PFPO)

terça-feira, 14 setembro de 2010: Estudo obriga Mourinho a contrariar estatística
barcelona, man. united, bayern, inter e lille apontados prováveis campeões


José Mourinho, Arsène Wenger, Claude Puel, Felix Magath e Luigi del Neri não vão ter de preocupar-se apenas com os atuais campeões nacionais na luta pelo título. Terão de contrariar também um estudo estatístico feito pelo Observatório Europeu de Futebolistas Profissionais (PFPO) e pela empresa Running Ball, líder na previsão de dados desportivos a nível europeu, que aponta Barcelona, Manchester United, Bayern Munique, Inter Milão e Lille – este não ganha desde 1953/54 – como campeões nacionais no final desta temporada.

A previsão para os cinco campeonatos europeus mais fortes baseia-se em três parâmetros: número e qualidade dos jogadores internacionais no plantel; experiência dos futebolistas nos melhores campeonatos europeus; e a regularidade exibicional das equipas nos últimos cinco anos.

Sondagens por terra

Neste estudo, houve outros critérios tidos em conta: as equipas com três jogadores de classe mundial são consideradas suficientemente fortes para vencer o campeonato; com dois, candidatam-se a um lugar europeu enquanto as que têm apenas um no plantel não deverão lutar para mais senão a permanência.

Contudo, estes números são apurados por estatística e nem sempre as previsões acertam nos resultados finais. Mourinho, tal como os restantes treinadores referidos, tem condições para surpreender os mentores deste estudo e a verdade é que neste momento já segue à frente do favorito Barcelona na classificação da liga espanhola. Resta saber se o trabalho do treinador português vai contrariar as sondagens de início de época...

Nota: foram na realidade campeões nos respetivos países: Barcelona, Manchester United, Dortmund, A.C. Milão e Lille

Sem comentários:

Publicar um comentário